Marcos Históricos

  • 1994
    Primeiros passos

    A área do Multimédia dá os seus primeiros passos, quando a TLCI, em 1994, lidera o núcleo fundador da Bragatel – Companhia de Televisão por Cabo de Braga, S.A., a primeira empresa a obter licença de televisão por cabo em Portugal Continental.

  • 1998
    Acordo global com a Portugal Telecom
    Na sequência de um acordo global com o Grupo Portugal Telecom (PT), a TLCI decidiu alienar as ações que detinha na Bragatel, SA. e decide constituir o departamento de Multimédia que inicia a sua atividade, com ligação à PT Multimédia, detentora da marca TV Cabo. Este contrato permitiu à TLCI desenvolver o negócio do DTH (plataforma satélite para a distribuição dos conteúdos da TVCabo – Direct To Home), desde o seu arranque operacional em Setembro de 1998, atuando a Norte do Douro através de uma rede de agentes especializada no negócio da televisão por satélite.
  • 1999
    Contrato de âmbito alargado
    Em finais de 1999, a TLCI expande a sua relação com a TV Cabo ao negócio da tecnologia Cabo, através de um contrato de âmbito alargado que envolve a comercialização de produtos e serviços através de canais de venda direta (door-to-door e telemarketing), bem como através da distribuição e do imobiliário. O contrato incluiu também as operações de engenharia (serviços de instalação e manutenção).

    A área multimédia, através de sucessivos concursos da TV Cabo, foi crescendo em território de atuação na tecnologia Cabo, tendo atualmente cerca de 445.000 UA's de HFC e 125.000 UA's de FTTH, trabalhadas por equipas constituídas por cerca de 60 vendedores D2D, chefes de equipa e coordenadores de vendas.

    Também as Operações foram alargando a sua intervenção ao projeto e construção de redes, para além da instalação, manutenção e assistência técnica.
    A TLCI abriu, no centro de Braga, uma loja de marca exclusiva TV Cabo.
  • 2004
    Operações DTH Imobiliário

    O Departamento de Multimédia da TLCI vê a qualidade das suas operações de engenharia serem reconhecidas e certificadas pela TV Cabo. Nesse mesmo ano, dá início às operações de DTH Imobiliário que culmina, em 2007, com o alargamento ao Cabo Imobiliário.

    Desde 2005, o departamento Multimédia consegue a abrangência nacional através da rede de agentes especializada na comercialização dos produtos e serviços da TV Cabo: TV, internet banda larga, voz fixa e voz móvel.

  • 2007
    Mudanças

    O ano de 2007 aporta consigo algumas mudanças.

    Por razões estratégicas a TLCI fecha a loja com imagem exclusiva TV Cabo (que detinha no coração da cidade de Braga desde 1998).

    A TLCI obtém a Certificação de Qualidade ISO 9001 em todos os seus processos e serviços.

    O mercado das telecomunicações em Portugal torna-se mais dinâmico e concorrencial com o spin-off e consequente autonomização da PT Multimédia, atual NOS (ex ZON-Optimus).

  • 2008
    Processo de autonomização
    Para a TLCI, estas mudanças no mercado nacional das comunicações trouxeram resultados reais em 2008, com a decisão de spin-off e autonomização do departamento multimédia que lidava diretamente com ZON Multimédia.

    O resultado foi, em Outubro do mesmo ano, o nascer da empresa MMCI Multimédia, SA. Este processo de autonomização teve como objetivo principal a reformulação da estrutura e organização da empresa face às reais mutações do mercado. 

    O futuro previa um maior crescimento do negócio, aumento da rede de distribuição a nível nacional e a entrada em comercialização de novos serviços e produtos, nomeadamente, ZON Mobile, com possibilidade de aposta no retalho com o parceiro de negócio ZON Multimédia nos principais centros urbanos da zona Norte.
  • 2013
    Convergência da indústria das telecomunicações e multimédia

    Em 2013 a tendência de convergência da indústria das telecomunicações e multimédia manteve-se, principalmente no que respeita a ofertas triple-play e quadruple-play (voz móvel/ voz fixa/ internet e dados/ Pay-tv).

    O setor apresentou importantes marcos de afirmação desta convergência, confirmando uma clara mudança de paradigma na indústria. Em Portugal, verificou-se a fusão dos dois operadores: ZON TV Cabo e Optimus. Uniram-se, assim, competências de serviços de televisão paga com a realidade das telecomunicações móveis, resultando num forte operador convergente, mais dinâmico e com perspetivas de crescimento no mercado: NOS.

    A MMCI Multimédia, SA sendo um dos principais parceiros nacionais da ZON, com intervenção em todos os canais comerciais e na área da construção e manutenção das infraestruturas de rede HFC e FTTH, posiciona-se, nesta nova realidade do operador, como um dos mais principais e mais fortes parceiros da NOS, configurando, neste contexto, significativas oportunidades de desenvolvimento e de crescimento da empresa.

  • 2014
    Participações nas empresas

    Em Março de 2014, a Espírito Santo Capital e a ESAF, sociedades do universo BES, vendem a totalidade das suas participações às empresas do Grupo TLCI (TLCI2, SA; MMCI Multimédia, SA e Mobile World, SA).

    Os compradores destas participações acionistas foram os fundadores Engº J. M. Capa Pereira e Engº Jorge Martins, em partes iguais.

    Atualmente as empresas do Grupo TLCI são detidas, unicamente, pelos referidos fundadores que são igualmente os únicos administradores das empresas do grupo.

  • 2016
    Posição da MMCI Multimédia, SA

    A posição da MMCI Multimédia, SA no mercado das telecomunicações continua a reforçar-se todos os dias, fruto do bom relacionamento com o operador, com os parceiros e pelo esforço e competência dos seus colaboradores.

    O grande desenvolvimento da empresa gera, em Fevereiro de 2016, a mudança o seu escritório de Braga para novas instalações, em Dume.

  • 2017
    Futuro

    Em 2017 a MMCI Multimédia, SA reforça a sua parceria com o operador NOS, através de um sustentado crescimento do novo contrato SP Global, aumentando em 6 pontos percentuais a sua quota de território de instalação e manutenção de infraestruturas.

    Esta aposta permite que a empresa encare o futuro com otimismo e com garantia de fortes parcerias nos próximos anos.

    A par disso, é também em 2017 que a MMCI Multimédia, SA se apresenta, pelo segundo ano consecutivo, como uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal.